Virgílio e Dante no Inferno - Ilustração de Gustave Doré |
Um recurso que utilizei na produção do roteiro de “Assim na Serra como no Céu: a chegada dos imigrantes” e na concepção geral da obra é o uso discreto de referências de uma grande obra da literatura com o objetivo de ampliar o significado e qualificar a leitura. Evidentemente, pego carona no poema épico “A Comédia” de Dante Alighieri pela semelhança discreta do meu enredo com o maior clássico da literatura italiana. Este recurso, que não deve ser reduzido ao conceito de easter eggs, potencializa simbolicamente a leitura dos quadrinhos.
Para ampliar o entendimento deste “discurso interliterário”, apresento algumas características de sua aplicação:
Sutileza: para que o recurso funcione, ele precisa ser discreto e trabalhado de maneira bastante sutil para que não se torne uma cópia barata de uma obra maior. Muitos filmes de comédia pastelão roliudiana usam este recurso de forma exagerada e condicionando a compreensão da piada ao prévio conhecimento dos filmes originais (geralmente blockbusters). Na HQ, fiz questão de adaptar o último verso do poema da Comédia de Dante à fala do personagem principal no último quadrinho da história.
Último quadrinho da história remete ao último verso de Dante |
Pistas: durante a obra, seja no roteiro ou nas ilustrações, pequenas pistas são adicionadas para que a ligação torne-se evidente. É preciso saber dosar a quantidade de pistas para que apenas o leitor mais qualificado perceba. Em alguns momentos, se coloca a pista lá, de forma clara, como se o livro dissesse: “este é o ponto de partida da ligação, mantenha esta obra em mente e você encontrará mais relações”. É o conhecimento do leitor em relação à obra maior que o conduzirá para as demais pistas e as várias relações entre as leituras.
No exemplo abaixo, a citação do personagem refere-se ao texto escrito acima dos portões do inferno na obra de Dante.
Marinheiro recebe os imigrantes para a viagem até o Brasil |
Relação: pressupõe que a obra criada possua algo substancial em relação à obra maior. Adicionar uma única pista de uma determinada obra por simples ocasião ou porque acrescentaria comédia (ou drama...) ao roteiro, muitas vezes reduz a obra criada e o propósito do uso da relação. Esta relação interliterária deve ser mais profunda, devendo levar em consideração o conceito da obra original e suas particularidades.
Vamos às relações principais:
Relação
(ponte)
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A
Comédia
Dante Alighieri
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Assim
na Serra como no Céu:
A
chegada dos imigrantes
|
“Comédia”
|
Na
época em que Dante escreveu o poema, os textos eram separados em Comédias (histórias
com finais felizes) e Tragédias.
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A
história termina com final feliz para o principal casal de imigrantes da
trama.
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Itália
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Considerado
o maior clássico da literatura italiana.
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A
jornada dos imigrantes é contada em prosa e verso na Serra Gaúcha.
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Número
3
|
O
poema é dividido em 3 partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.
Poemas
em terceto, que remete à Santíssima trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
Apresenta
3 personagens principais: Dante Alighieri, o poeta Virgílio e Beatriz, musa
de Dante.
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A
analogia é feita com as três partes da jornada: Itália, viagem e Serra Gaúcha.
Apresenta
3 famílias de imigrantes principais: Sperafico, Radaelli e Crippa.
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Enredo
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Uma
história de amor: Dante enfrenta uma grande jornada por causa de Beatriz.
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Uma
história de amor: um imigrante italiano enfrenta uma grande jornada por causa
de sua mulher.
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Além disso, há inúmeras outras coincidências entre os problemas enfrentados pelos imigrantes que são os mesmos que Dante e Virgílio encontram nesta jornada. Um exemplo é a conclusão de que o caminho para o Paraíso é apontado por quatro estrelas (Cruzeiro do Sul) dando a entender que sua localização fica ao sul da Linha do Equador. Para os imigrantes italianos, uma nova vida também se localizava ao sul do Equador. Ofereço ao leitor curioso a oportunidade de encontrar as outras pequenas coincidências. Esta tarefa remete ao próximo item do processo de construção.
Pista direta |
Busca: na medida em que o leitor mais qualificado percebe que as ligações estão se tornando frequentes, convém que ele busque rever a obra maior para estabelecer as relações mais especificas. Esta busca leva à relação, e da relação se chega à reflexão. Ao chegar neste ponto, o leitor atingiu um nível de interpretação e aproveitamento da leitura que considero ótimo.
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