No plano de divulgação da obra, apresentei uma Oficina de Quadrinhos
para 8 escolas do município. Com duração de aproximadamente uma hora e meia, a
oficina é dividida em duas partes. Na primeira, apresento o processo de produção
de uma obra em quadrinhos tendo como exemplo o livro Assim na Serra. Na
segunda, proponho a construção coletiva de uma tirinha no quadro e, na
sequência, os alunos produzem a sua própria tirinha com meu acompanhamento e do
professor.
|
Oficina de Quadrinhos na EMEF Angelo Venzon Neto |
Parte
I – Como se faz uma história em quadrinhos
Nesta
primeira etapa, apresento meu processo de produção de histórias em quadrinhos.
Gosto de levar material de trabalho como ilustrações, páginas arte-finalizadas,
canetas utilizadas, rascunhos para que os alunos conheçam de perto a produção.
Além disso, mostro por meio do datashow, imagens do processo criativo.
|
Datashow com as etapas de produção de uma história em quadrinhos |
|
Alunos manuseando o material utilizado na produção da obra |
Parte
II – Criando uma tirinha com a turma
Na
segunda etapa, começo apresentando uma tirinha de 3 quadros e explicando como
funciona o humor nestes 3 tempos. Basicamente: (1) Apresentação do personagem e
do problema; (2) Situação e (3) Quebra da expectativa do leitor – onde ocorre o
fechamento da piada.
|
Etapas básicas de uma tirinha de 3 tempos |
Depois,
os alunos e eu desenvolvemos uma tirinha de construção coletiva no quadro.
Enquanto desenho, vou pedindo sugestões de personagens, de situações, de problemas,
para transformar em piada. Sempre levando em consideração a realidade do aluno, com os problemas que ele enfrenta no dia-a-dia. A construção de cada quadrinho é discutida com a
turma, debatendo sugestões, ideias e votando quando não há unanimidade. Nenhuma
ideia é descartada ou desprezada. Sempre se incentiva a produção de ideias sem
se preocupar com a qualidade, mas sim com a quantidade.
|
Tirinha criada coletivamente com os alunos da EMEF Nossa Senhora de Caravaggio |
|
Tirinha criada coletivamente com os alunos da EMEF Ilza Molina Martins |
Após
a conclusão da tirinha no quadro, é a vez do aluno produzir a sua própria tira.
Contando com a ajuda do professor, é feito o acompanhamento individual da
produção do aluno.
|
Acompanhamento da produção dos alunos |
|
História criada por um aluno da EMEF Primeiro de Maio |
Nenhum comentário:
Postar um comentário