Menu

sábado, 9 de abril de 2016

Oficina de Quadrinhos

No plano de divulgação da obra, apresentei uma Oficina de Quadrinhos para 8 escolas do município. Com duração de aproximadamente uma hora e meia, a oficina é dividida em duas partes. Na primeira, apresento o processo de produção de uma obra em quadrinhos tendo como exemplo o livro Assim na Serra. Na segunda, proponho a construção coletiva de uma tirinha no quadro e, na sequência, os alunos produzem a sua própria tirinha com meu acompanhamento e do professor.

Oficina de Quadrinhos na EMEF Angelo Venzon Neto

Parte I – Como se faz uma história em quadrinhos

Nesta primeira etapa, apresento meu processo de produção de histórias em quadrinhos. Gosto de levar material de trabalho como ilustrações, páginas arte-finalizadas, canetas utilizadas, rascunhos para que os alunos conheçam de perto a produção. Além disso, mostro por meio do datashow, imagens do processo criativo. 

Datashow com as etapas de produção de uma história em quadrinhos

Alunos manuseando o material utilizado na produção da obra

Parte II – Criando uma tirinha com a turma

Na segunda etapa, começo apresentando uma tirinha de 3 quadros e explicando como funciona o humor nestes 3 tempos. Basicamente: (1) Apresentação do personagem e do problema; (2) Situação e (3) Quebra da expectativa do leitor – onde ocorre o fechamento da piada.

Etapas básicas de uma tirinha de 3 tempos

Depois, os alunos e eu desenvolvemos uma tirinha de construção coletiva no quadro. Enquanto desenho, vou pedindo sugestões de personagens, de situações, de problemas, para transformar em piada. Sempre levando em consideração a realidade do aluno, com os problemas que ele enfrenta no dia-a-dia. A construção de cada quadrinho é discutida com a turma, debatendo sugestões, ideias e votando quando não há unanimidade. Nenhuma ideia é descartada ou desprezada. Sempre se incentiva a produção de ideias sem se preocupar com a qualidade, mas sim com a quantidade.

Tirinha criada coletivamente com os alunos da EMEF Nossa Senhora de Caravaggio

Tirinha criada coletivamente com os alunos da EMEF Ilza Molina Martins

Após a conclusão da tirinha no quadro, é a vez do aluno produzir a sua própria tira. Contando com a ajuda do professor, é feito o acompanhamento individual da produção do aluno.


Acompanhamento da produção dos alunos

História criada por um aluno da EMEF Primeiro de Maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário