Menu

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Visita à escola Antônio Avelino Boff, em Fazenda Souza, Caxias do Sul

No dia 22 de agosto, visitei a escola estadual de ensino médio Antônio Avelino Boff a convite da diretora e demais professores para conversar com os alunos sobre histórias em quadrinhos.

Mural de recepção com caricatura, livro e a foto do fundador da escola acima: perfeito!
Um dia é da caça...

Comitiva da escola para a recepção e representantes das etnias alemã, italiana e africana. 
A recepção foi coisa de outro mundo. O pessoal me recebeu com música e me deixou encabulado, pois não é do meu feitio ser holofote. Mas fiquei muito feliz e dificilmente me esquecerei desta recepção. Era um dia frio, até usava touca, e o pessoal tava de vestidinho, roupas leves... espero que não tenham se gripado. Com as roupas deles, naquele dia, eu teria uma pneumonia. O mural teve até caricatura. De qualquer forma, esta recepção me pegou de surpresa. Não esperava ter minha presença tão valorizada. E cada vez mais confirma a percepção e o sentimento bom que tenho todas as vezes que visito uma escola como convidado: é sempre um ambiente alegre, pra cima, pessoas felizes e abertas a ouvirem. Adoro visitar as escolas e sempre saio delas mais alegre do que entrei.





Painel com expressões típicas italianas e retratos desenhados pelos alunos. 
Painel com expressões típicas italianas e mais retratos.

Mural com a produção de quadrinhos.

Imagino que pelo contato mais frequente desta geração com imagens, a produção criativa de peças gráficas tem ficado mais significativa e de maior conteúdo humorístico. As histórias em quadrinhos que os alunos produziram apresentam elementos da linguagem dos quadrinhos muito bem trabalhados e aplicados com qualidade.

Aulas de desenho com elementos típicos dos imigrantes.
Frutos da imigração: produtos plantados pelas famílias dos alunos.
Conversei com uns 100 alunos entre as duas palestras da manhã e tarde, expliquei o processo de criação de uma história em quadrinhos, mostrei meu portfólio e deixei algumas mensagens para aprimorar o talento dos alunos que foi exposto nas paredes, principalmente sobre a criatividade.

Palestra para a turma da manhã. 
Palestra para a turma da tarde. 
Recebi um mimo da italianinha. 

Caloroso acolhimento e aquele "bem" estrategicamente posicionado acima do meu ombro direito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário