Menu

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

A origem das igrejas

O enredo que envolve a origem destas duas igrejas na cidade de Farroupilha é digno de um filme, de um livro ou mesmo de uma história em quadrinhos que trate de mistério e fé! Sem dúvida, é a MAIOR TRETA da história de Farroupilha!


O ano era 2008 (acho) e eu fui dormir na casa dos meus pais, que haviam ido à praia. Meus avós, que moravam a uns 20 metros da casa, me convidaram para jantar na casa deles. Na primeira noite, após o jantar, meu avô inventou de contar suas histórias de infância e sobre sua vida em Farroupilha. Na segunda noite, levei um gravador para o jantar. Até hoje tenho gravadas 2 fitas K7 com os contos e piadas na voz dele, com as palavras dele.

O vô e eu

Uma destas histórias tratava do imbróglio entre a origem da igreja Matriz e da igreja do bairro Santa Rita. Na época, eu era um ignorante absoluto sobre a história da cidade, e achei que era lorota do vô pra cima de mim. Não podia ser verdade. Uma história cheia de revezes, de jogos, de brigas e de mistério, tão interessante, não poderia ter acontecido a metros de onde estávamos. Mas o que ele contou não apenas era verdade e, ao pesquisar, descobri que os detalhes da história batiam perfeitamente.

Esta história também foi relatada pela Alice Gasperin, no livro Farroupilha: ex-colônia particular Sertorina (1989), nas páginas 155 a 160. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário