Menu

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Assim na Serra como no Céu

Amém!

Criei este nome como um título geral para a série de livros que estou desenvolvendo. No entanto, cada livro apresentará um título específico de acordo com o seu tema. Ok, confesso: como publicitário, não resisti em utilizar um trocadilho. Mas ele faz todo o sentido quando se conhece o conteúdo da obra e seus significados. A criação do título pode ser compreendida em três princípios.

Primeiro, a serra é onde ocorrem todos os eventos das histórias que criei e que ainda vou criar. Refiro-me a Farroupilha e à região onde moro. Assim, na minha ideia, a minha terra e o meu mundinho é a serra. Além disso, a obra pode alcançar leitores de toda a região, pois a chegada dos imigrantes é um tema comum a todas as cidades da serra.

Segundo, as histórias de Farroupilha envolvem, na sua maioria, aspectos religiosos em seu contexto e, por isso, o trocadilho com o trecho da oração.

Terceiro, a serra, este meu mundinho, representa o céu. Minha família vive aqui. Eu vivo aqui. Tenho belas paisagens, inúmeras cachoeiras, lasanha, vinho, polenta, radicci, galeto. Preciso dizer mais?
                                                           
Bem, acho que sim. Pesquisando, descobri que Farroupilha possui histórias interessantíssimas que estão quase escondidas em poucos livros e na memória das pessoas. Estão em causos contados pelos nossos pais e avós e que, se não forem registradas, vão desaparecer com o tempo. A essência desta obra é esta: registrar a memória histórica do município através dos quadrinhos.


Então desenvolvi uma marca e um padrão visual para que se perceba que os livros fazem parte de uma mesma coleção. A marca foi trabalhada à mão, com lápis macio para um traço falhado, resultando em um aspecto rústico. Combinei alguns filtros do Photoshop para escurecer as letras e para criar sombras e texturas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário