Menu

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Projeto Farroupilha em Quadrinhos

Ok, resolvi apresentar aqui no novo blog o processo de criação desta obra de contos gráficos que vem consumindo minhas férias, minha coluna e todos os tendões da mão direita. O projeto que criei trata de um livro em quadrinhos contando a memória histórica de Farroupilha, cidade onde nasci. Na verdade, tô pensando em 5 livros. Este será o primeiro, mas já tenho engatilhadas outras histórias para o segundo livro. Neste primeiro, eu apresento a chegada dos imigrantes italianosem Nova Milano (que fica em Farroupilha, diga-se de passagem!!!). Enfim, é a história da cidade (que ainda nem era cidade) entre 1870 e 1900. Os demais livros contarão histórias peculiares do município como o exorcismo em Caravaggio, a polêmica da origem da Igreja Matriz e da Igreja S. Vicente Mártir (aquela do bairro Sta Rita), a boneca do museu Moschetti, a origem do cinema e, claro, a continuação do primeiro livro, partindo de 1900 até a emancipação do município em 1934. Mas isso é assunto pra outro post.

No momento em que escrevo, estou finalizando a página 37 (de um total de 54) onde os imigrantes acabaram de chegar ao barracão de Nova Milano em 1875. Claro que a localidade não se chamava Nova Milano naquela época, mas Barracão, justamente por causa do barracão (lógico, né!). Bom, de qualquer forma, a história também inclui a origem (ou fundação???) de Nova Milano. 

Imigrante italiano fazendo o check in no barracão

Nenhum comentário:

Postar um comentário