Menu

segunda-feira, 11 de abril de 2016

A Comédia de Dante Alighieri e o discurso interliterário

Virgílio e Dante no Inferno - Ilustração de Gustave Doré

Um recurso que utilizei na produção do roteiro de “Assim na Serra como no Céu: a chegada dos imigrantes” e na concepção geral da obra é o uso discreto de referências de uma grande obra da literatura com o objetivo de ampliar o significado e qualificar a leitura. Evidentemente, pego carona no poema épico “A Comédia” de Dante Alighieri pela semelhança discreta do meu enredo com o maior clássico da literatura italiana. Este recurso, que não deve ser reduzido ao conceito de easter eggs, potencializa simbolicamente a leitura dos quadrinhos. 

Para ampliar o entendimento deste “discurso interliterário”, apresento algumas características de sua aplicação:

Sutileza: para que o recurso funcione, ele precisa ser discreto e trabalhado de maneira bastante sutil para que não se torne uma cópia barata de uma obra maior. Muitos filmes de comédia pastelão roliudiana usam este recurso de forma exagerada e condicionando a compreensão da piada ao prévio conhecimento dos filmes originais (geralmente blockbusters). Na HQ, fiz questão de adaptar o último verso do poema da Comédia de Dante à fala do personagem principal no último quadrinho da história.

Último quadrinho da história remete ao último verso de Dante

Pistas: durante a obra, seja no roteiro ou nas ilustrações, pequenas pistas são adicionadas para que a ligação torne-se evidente. É preciso saber dosar a quantidade de pistas para que apenas o leitor mais qualificado perceba. Em alguns momentos, se coloca a pista lá, de forma clara, como se o livro dissesse: “este é o ponto de partida da ligação, mantenha esta obra em mente e você encontrará mais relações”. É o conhecimento do leitor em relação à obra maior que o conduzirá para as demais pistas e as várias relações entre as leituras. 

No exemplo abaixo, a citação do personagem refere-se ao texto escrito acima dos portões do inferno na obra de Dante.

Marinheiro recebe os imigrantes para a viagem até o Brasil

Relação: pressupõe que a obra criada possua algo substancial em relação à obra maior. Adicionar uma única pista de uma determinada obra por simples ocasião ou porque acrescentaria comédia (ou drama...) ao roteiro, muitas vezes reduz a obra criada e o propósito do uso da relação. Esta relação interliterária deve ser mais profunda, devendo levar em consideração o conceito da obra original e suas particularidades. 

Vamos às relações principais:
Relação (ponte)
A Comédia
Dante Alighieri
Assim na Serra como no Céu:
A chegada dos imigrantes
“Comédia”
Na época em que Dante escreveu o poema, os textos eram separados em Comédias (histórias com finais felizes) e Tragédias.
A história termina com final feliz para o principal casal de imigrantes da trama.
Itália
Considerado o maior clássico da literatura italiana.
A jornada dos imigrantes é contada em prosa e verso na Serra Gaúcha.
Número 3
O poema é dividido em 3 partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

Poemas em terceto, que remete à Santíssima trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Apresenta 3 personagens principais: Dante Alighieri, o poeta Virgílio e Beatriz, musa de Dante.
A analogia é feita com as três partes da jornada: Itália, viagem e Serra Gaúcha.





Apresenta 3 famílias de imigrantes principais: Sperafico, Radaelli e Crippa.
Enredo
Uma história de amor: Dante enfrenta uma grande jornada por causa de Beatriz.
Uma história de amor: um imigrante italiano enfrenta uma grande jornada por causa de sua mulher.  

Além disso, há inúmeras outras coincidências entre os problemas enfrentados pelos imigrantes que são os mesmos que Dante e Virgílio encontram nesta jornada. Um exemplo é a conclusão de que o caminho para o Paraíso é apontado por quatro estrelas (Cruzeiro do Sul) dando a entender que sua localização fica ao sul da Linha do Equador. Para os imigrantes italianos, uma nova vida também se localizava ao sul do Equador. Ofereço ao leitor curioso a oportunidade de encontrar as outras pequenas coincidências. Esta tarefa remete ao próximo item do processo de construção. 

Pista direta

Busca: na medida em que o leitor mais qualificado percebe que as ligações estão se tornando frequentes, convém que ele busque rever a obra maior para estabelecer as relações mais especificas. Esta busca leva à relação, e da relação se chega à reflexão. Ao chegar neste ponto, o leitor atingiu um nível de interpretação e aproveitamento da leitura que considero ótimo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário